Situações que mais podem preocupar os inquilinos na hora de alugar um imóvel

junho 18, 2020 by Nenhum comentário

A compra de um imóvel envolve uma série de trâmites e burocracia. Devido a isso, muitas pessoas optam pela locação de um imóvel direto com o proprietário. Essa é uma modalidade autorizada na legislação, mas que é necessária certas cautelas para evitar preocupações antes e durante a locação.

Isso ocorre porque é uma negociação feita sem profissionais capacitados no setor imobiliário, ainda assim, se você pretende alugar casa em Porto Alegre, saiba que é possível ter sucesso e alugar de forma satisfatória, mas alguns detalhes exigem atenção.

Saiba quais são seus deveres como inquilino

Você deve saber que todo contrato de locação é protegido pela Lei do Inquilinato, que também estabelece as principais responsabilidades de um inquilino ao alugar um imóvel.

Se você pretende alugar, saiba que é sua obrigação entregar o imóvel nas mesmas condições de conservação em que ele estava quando as chaves foram entregues a você.

Por isso, se o imóvel exige que a pintura seja feita na parte interior e exterior, que alguma janela seja consertada ou que a fiação seja restaurada, o inquilino pode providenciar e arcar com os reparos.

Também é obrigação do locatário pagar além do aluguel em dia, as contas de água, luz, IPTU e taxas condominiais caso você alugue um apartamento ou casa residencial.

Atente-se ao contrato de locação

O contrato é um dos fatores mais importantes em uma transação financeira, e em uma locação isso não é muito diferente. É esse tipo de documentação que vai assegurar às partes envolvidas que todos possuem direitos e deveres a serem cumpridos, ou serão sujeitos a multas.

Tome bastante cuidado na hora de elaborar o contrato de locação, pois os corretores de imóveis e as imobiliárias em Porto Alegre já sabem de todos os detalhes que devem constar neste documento, em caso de dúvidas pergunte a quem entende deste assunto. A tarefa pode parecer burocrática, mas é possível fazer com que tudo seja feito sem stress.

Entenda que o contrato prevê as datas de início e até o fim da locação, os valores a serem pagos mensalmente, o índice, reajustes e as taxas que devem ser pagas pelo proprietário.

Faça uma vistoria completa no imóvel

O documento de vistoria é um detalhe para inquilino e proprietário sobre a situação do imóvel se encontra antes de ser entregue ao então inquilino. No documento devem constar o estado de conservação do imóvel, desde a parte externa, interna e móveis que ele possui.

Também é necessário testar a parte elétrica e hidráulica para identificar qualquer vazamento ou problema que elas apresentem. Não deixe de olhar os móveis existentes, caso o imóvel que você alugou seja mobiliado, observe com atenção os danos que eles podem apresentar.

Nessa hora, é importante ficar atento à presença de cupins, mofo e infiltrações, que podem danificar todo um móvel e também a estrutura do imóvel alugado. Para que o documento de vistoria seja ainda mais conclusivo, registre tudo o que há em fotos.

Dessa forma, ficará mais fácil de argumentar no caso haja divergências ao fim do contrato. Também pode ser conveniente que você contrate um profissional especializado em vistoria de imóveis, pois esses especialistas possuem a experiência necessária para não deixar nenhum detalhe passar em branco.

Ainda que você queira um imóvel, é necessário fazer uma vistoria completa, independente da metragem do imóvel têm.

Garantias de locação

Se você está em busca de casas e apartamentos para alugar em Porto Alegre direto com o proprietário, ele provavelmente vai solicitar uma das garantias permitidas na Lei do Inquilinato. Uma delas é a garantia de fiador, que deve ser realizado por uma pessoa que possui um imóvel já quitado e que ficará responsável por suas dívidas em caso de quebra de contrato.

Porém, muitas pessoas consideram esse tipo de garantia uma das mais constrangedoras dentre as opções, mas dialogando com o proprietário é possível optar por outras garantias existentes.

Outra opção é o depósito caução, o qual, o inquilino e o proprietário abre uma poupança e o inquilino fica responsável por depositar um valor X, esse valor irá garantir que o proprietário não saia no prejuízo durante a locação.

De modo geral esse valor é de três aluguéis, mas também existe o título de capitalização, que pode chegar até dez vezes o valor do aluguel cobrado, e por último o seguro-fiança, que é um seguro contratado e arcado somente pelo inquilino, a seguradora envolvida só se compromete a não deixar o proprietário sem receber o valor do aluguel, mas não libera o inquilino da dívida a qual ele adquiriu.

Possua uma boa relação com o proprietário do imóvel

Desavenças são maléficas a qualquer relacionamento social. Por isso, procure manter a calma e a harmonia em suas conversas e relação com o proprietário do imóvel no qual você alugou. É importante evitar discussões a respeito de atrasos no pagamento do aluguel.

Vale lembrar que o contrato de locação direto com o proprietário mesmo sem a intermediação de um corretor ou uma imobiliária é algo sério e burocrático.

A harmonia no relacionamento entre ambos pode ser extremamente benéfica em alguns casos, por exemplo, se você estiver passando por problemas financeiros ou precise dialogar sobre um possível reajuste no aluguel, será mais fácil o proprietário entender a sua situação e procurar a melhor maneira para te ajudar, sem que ele fique no prejuízo.

Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam quais as situações que mais podem preocupar os inquilinos na hora da locação!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *