Saiba como o Marketing Digital pode transformar a sua franquia

setembro 23, 2021 by Nenhum comentário

Com o crescimento dos negócios e diversidade nos modelos de empreendimento, o surgimento de novas empresas e marcas é algo cada vez mais comum. Inclusive, o meio online tem possibilitado oportunidades e novas formas de se comunicar. Nesse contexto, o marketing digital para franquias se mostra uma excelente oportunidade.

Isso ocorre porque permite mais visibilidade nos novos ambientes de negócio proporcionados pela internet, além de ser muito efetivo e menos custoso por se tratar de uma marca já conhecida e que prestará suportes diversos.

A diversidade cria concorrência no mercado, algo positivo, mas que exige que os empreendedores se reinventem e sejam criativos ao criar campanhas, bem como ao se relacionar com o público. 

Contudo, no caso das franquias há uma personalidade já estabelecida pelo negócio, demandando atenção a esse fator e criando características específicas para esse tipo de negócio e publicidade.

Deste modo, alinhar a persona da marca e utilizar as estratégias de marketing digital para franquias pode ser uma ótima maneira de conseguir resultados positivos e alcançar novos possíveis clientes.

Basicamente, as empresas baseadas em modelos de franquias possuem um único objetivo: crescer no quesito lucratividade e no número de unidades, já que este modelo de negócio é pensado para ter implementação de novas lojas, vendas e prospecção, alcançando novas regiões e clientes.

A competitividade nos negócios gera um custo de aquisição de clientes que pode ser grande. A disputa se torna mais acirrada em várias cidades e consegue vencer o empresário que investe mais em estratégias para se destacar, mas o modelo de franquia pode facilitar todo esse processo.

Mais ainda, para conseguir se destacar perante os concorrentes, o marketing digital é uma ótima solução.

Isso porque as estratégias facilitam a divulgação, conquistando um tráfego orgânico e pago interessante, principalmente devido a flexibilidade de investimento, possibilitando que as franquias tenham um excelente resultado, dependendo de cada gerente.

A importância do marketing digital nos negócios

O marketing digital é um conjunto de atividades que as empresas, franquias e marcas podem utilizar para chamar a atenção do público, criando um bom relacionamento e fortalecendo a identidade do negócio, fidelizando esses usuários.

O segredo do sucesso para as franquias está diretamente relacionado a criação de canais de aquisição e na execução de uma série de ações que visam atrair os futuros clientes, sejam elas orgânicas ou pagas.

No marketing digital, as empresas podem elaborar vários materiais de qualidade, como artigos, ebooks, vídeos e postagens no blog e redes sociais com assuntos relevantes para o público, criando uma relação mais efetiva.

A elaboração de conteúdos de qualidade é o caminho para atrair leads, além de campanhas direcionadas adequadamente ao público-alvo, com linguagem e imagens atrativas.

Conseguir o contato desses usuários também é um objetivo, visto que é uma oportunidade para manter o contato com os potenciais clientes e clientes, facilitando a execução da abordagem do momento certo.

Estratégias de marketing digital que as franquias podem utilizar

Há várias maneiras de colocar em prática as estratégias de marketing digital. 

Sendo assim, conhecer cada uma das opções é muito importante para ver o que se encaixa com as necessidades da empresa e público-alvo:

  1. Marketing de conteúdo

Com a procura dos usuários por soluções para os seus problemas, as empresas e marcas podem apostar no desenvolvimento de materiais com informações relevantes para atrair o público.

Esta estratégia, bem executada, pode aumentar o reconhecimento do negócio e gera autoridade no segmento de atuação.

  1. SEO

Sigla para Search Engine Optimization, consiste em uma otimização nos mecanismos de busca. 

Com os métodos de SEO on e off page, é possível conseguir um bom ranqueamento nas buscas e assim ter um tráfego orgânico e melhora nos rankings.

  1. Redes sociais

São excelentes canais para uma aproximação com o cliente, já que permite comunicar, interagir e ter mais influência.

Mais ainda, usar as mídias para um bom atendimento ao público é um modo de criar laços e fidelizar os clientes. 

Com a opção de investir em mídia paga, por exemplo, os profissionais podem utilizar o Instagram Ads e outras plataformas para ter anúncios diversificados e direcionar a loja e produtos para chamar a atenção das pessoas que se adequam ao público ideal.

  1. Promoção de conteúdo

Para os que utilizam o marketing de conteúdo, apostar no uso de plataformas que ajudam na criação de campanhas criativas pode ser uma ótima maneira de ganhar destaque. O Google Ads, Facebook Ads e outras ferramentas podem ser úteis neste processo.

De modo a otimizar as campanhas, inclusive de conteúdos ou banners de publicidade, utilizar as redes é necessário.

Assim, saber como funciona o Facebook Ads é fundamental para segmentar as ações e atrair o público mais adequado.

Na prática, o Facebook Ads é um sistema de mídia paga que permite elaborar anúncios com vários formatos e alcançar os objetivos de divulgação da empresa ou marca.

O Google também tem um sistema Ads que permite que os anúncios elaborados para o seu negócio fiquem em destaque em diferentes mídias e ambientes.

Mas, afinal, como anunciar no Google Ads? Os profissionais de marketing podem criar várias campanhas para destacar o que a franquia tem de melhor para o cliente diretamente na plataforma do Google, identificando os valores, modelo de campanha e diferentes informações para otimizar a ação.

  1. Inbound marketing

Conhecida como marketing de atração, esta estratégia pode ser utilizada pelas franquias com o objetivo de fazer com que os usuários encontrem a loja.

Os conteúdos desenvolvidos e pensados para atrair clientes, apresentando produtos ou serviços, sem necessariamente vendê-los.

Com estes materiais, as franquias podem se transformar em uma referência no segmento de atuação e com o passar do tempo, os clientes podem fazer compras, gerando lucros para os negócios.

Vantagens do marketing digital

Existem muitos ganhos positivos ao se investir nas estratégias de marketing digital para o seu negócio, sendo os principais:

  • Maior interatividade com o público;
  • Facilidade na análise e mensuração de resultados;
  • Permite conhecer melhor o público-alvo;
  • Proporciona conteúdos e campanhas mais efetivas;
  • Economiza capital;
  • Aumenta as oportunidades das empresas;
  • Permite o acompanhamento da jornada de compra.

Sendo assim, os investimentos em marketing digital são muito importantes para o crescimento e sucesso das franquias, aumentando a gama de clientes, lucros e oportunidades no mercado empresarial, reduzindo os custos necessários para atingir tais objetivos.

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