5 dicas para estudar em casa

novembro 7, 2021 by Nenhum comentário

Estudar em casa é um desafio. A COVID-19 transformou a vida dos estudantes em todo mundo. Escolas, faculdades e instituições de ensino tiveram que migrar para a modalidade de ensino à distância. Isso trouxe uma necessidade de mudança na forma de estudar.

Algumas pessoas tiveram mais dificuldades, como estudantes com o diagnóstico de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). Dentre os sintomas da doença estão: inquietação, hiperatividade, dificuldade de concentração e dificuldade de aprendizagem. Ou seja, para pessoas com TDAH o desafio de estudar em casa é maior.

Se você desconfia que pode ter TDAH mesmo adulto, faça um teste online de déficit de atenção. Caso o teste confirme suas suspeitas, procure um psiquiatra ou um psicoterapeuta para começar o tratamento para TDAH.

Agora confira 5 dicas para estudar em casa.

1 – Tenha um espaço próprio para estudar

Ter um espaço próprio para estudar, que seja organizado e só tenha seu material de estudos nele é essencial para não perder o foco nem a concentração.

É indicado que seu espaço escolhido tenha boa iluminação, seja silencioso e esteja sempre organizado. Dessa forma, você vai ficar mais produtivo ao estudar em casa.

2 – Faça um cronograma de estudos

Um cronograma de estudos é o planejamento diário do horário que você vai começar a estudar e o horário que você vai parar. Além disso, planeje o conteúdo que será estudado e separe o material necessário para tal estudo.

Isso é essencial para não cair na desorganização. Se você sabe por onde começar e quando parar, é mais fácil se manter motivado para estudar em casa.

3 – Faça pausas

O cérebro só consegue se manter concentrado em uma atividade por 60 a 90 minutos. Depois, ele precisa de descanso para continuar. Por isso, intervalos de 15 a 20 minutos são recomendados depois do período de estudos (de 60 a 90 minutos).

Não adianta estudar por horas seguidas sem pausas. Isso só vai fazer você ficar exausto. Tenha momentos de descanso para seu cérebro e maximize seu potencial produtivo.

4 – Evite interrupções e distrações

Cada vez que seu cérebro se distrai ou é interrompido da tarefa de estudar, ele leva um tempo para se concentrar novamente. Por isso, não deixe o celular perto no horário de estudos ou coloque no silencioso. Isso vale para TV ligada também.

É importante avisar aos familiares para não interromperem seu período de estudos. Dessa forma, você se manter focado e concentrado na matéria. Isso é muito importante para absorver o conteúdo.

5 – Conheça seus limites

Mudar sua metodologia de estudos de uma hora para outra não é fácil. Por isso, você deve conhecer seus limites e sua capacidade de aprendizagem. Não adianta se auto cobrar demais ou delimitar mais horas e conteúdo de estudos que seja viável para você.

Entenda que vai demorar um pouco até você se acostumar com a nova rotina e isso é normal. Apenas crie um cronograma de estudos baseado no que você consegue atingir diariamente.

Esse artigo foi escrito pelo site SpoilersTv.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *