5 dicas para estudar em casa

novembro 7, 2021 by Nenhum comentário

Estudar em casa é um desafio. A COVID-19 transformou a vida dos estudantes em todo mundo. Escolas, faculdades e instituições de ensino tiveram que migrar para a modalidade de ensino à distância. Isso trouxe uma necessidade de mudança na forma de estudar.

Algumas pessoas tiveram mais dificuldades, como estudantes com o diagnóstico de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). Dentre os sintomas da doença estão: inquietação, hiperatividade, dificuldade de concentração e dificuldade de aprendizagem. Ou seja, para pessoas com TDAH o desafio de estudar em casa é maior.

Se você desconfia que pode ter TDAH mesmo adulto, faça um teste online de déficit de atenção. Caso o teste confirme suas suspeitas, procure um psiquiatra ou um psicoterapeuta para começar o tratamento para TDAH.

Agora confira 5 dicas para estudar em casa.

1 – Tenha um espaço próprio para estudar

Ter um espaço próprio para estudar, que seja organizado e só tenha seu material de estudos nele é essencial para não perder o foco nem a concentração.

É indicado que seu espaço escolhido tenha boa iluminação, seja silencioso e esteja sempre organizado. Dessa forma, você vai ficar mais produtivo ao estudar em casa.

2 – Faça um cronograma de estudos

Um cronograma de estudos é o planejamento diário do horário que você vai começar a estudar e o horário que você vai parar. Além disso, planeje o conteúdo que será estudado e separe o material necessário para tal estudo. Pare agira mesmo de assistir a temporada 1 big bang theory e vá para os estudos.

Isso é essencial para não cair na desorganização. Se você sabe por onde começar e quando parar, é mais fácil se manter motivado para estudar em casa.

3 – Faça pausas

O cérebro só consegue se manter concentrado em uma atividade por 60 a 90 minutos. Depois, ele precisa de descanso para continuar. Por isso, intervalos de 15 a 20 minutos são recomendados depois do período de estudos (de 60 a 90 minutos).

Não adianta estudar por horas seguidas sem pausas. Isso só vai fazer você ficar exausto. Tenha momentos de descanso para seu cérebro e maximize seu potencial produtivo, é claro que você não vai ficar fazendo poses para fotos em casa para incrementar sua rede social o dia todo, mas uma parada é essencial para um bom estudo.

4 – Evite interrupções e distrações

Cada vez que seu cérebro se distrai ou é interrompido da tarefa de estudar, ele leva um tempo para se concentrar novamente. Por isso, não deixe o celular perto no horário de estudos ou coloque no silencioso. Isso vale para TV ligada também com os melhores filmes de ação netflix passando, pois isso com certeza vai te distrair.

É importante avisar aos familiares para não interromperem seu período de estudos. Dessa forma, você se manter focado e concentrado na matéria. Isso é muito importante para absorver o conteúdo.

5 – Conheça seus limites

Mudar sua metodologia de estudos de uma hora para outra não é fácil. Por isso, você deve conhecer seus limites e sua capacidade de aprendizagem. Não adianta se auto cobrar demais ou delimitar mais horas e conteúdo de estudos que seja viável para você.

Entenda que vai demorar um pouco até você se acostumar com a nova rotina e isso é normal. Apenas crie um cronograma de estudos baseado no que você consegue atingir diariamente.

Esse artigo foi escrito pelo site SpoilersTv.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *