Como está a Indústria no Brasil

março 17, 2022 by Nenhum comentário

Indústria se recupera e tem resultado positivo no final de 2021

Depois de dois anos em baixa, a indústria brasileira voltou a crescer em 2021. Apesar dos números no geral ainda apontarem uma tendência de cautela na recuperação do setor, o crescimento de 3,9% no acumulado do ano passado, mesmo com vários meses de retração, é muito importante para um dos principais segmentos de mercado. 

Setores como a indústria automotiva, indústria de eletrodomésticos e eletrônicos e a indústria alimentícia foram alguns dos principais responsáveis pela retomada do crescimento na produção. 

Pesquisa mostra crescimento da indústria em novembro e dezembro de 2021

De acordo com a PIM (Pesquisa Industrial Mensal), produzida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o crescimento da indústria foi de 2,9% em novembro e 3,9% em dezembro de 2021, após cinco meses de retração. 

Pelos dados, os resultados positivos no fim de 2021 foram os primeiros após dois anos de queda da indústria no Brasil. Entre os principais responsáveis pelo bom resultado pode-se listar o setor automotivo, que conseguiu retomar a produção com mais vigor após fechar 2020 com uma queda de 27,9%. 

O setor de equipamentos e produtos eletrônicos cresceu 12%, as metalúrgicas registraram um crescimento de 3,8%. Apenas cinco setores de atividade industrial registraram queda em 2021, e o pior resultado foi o da indústria de farmacêuticos e farmoquímicos, que retraiu 6,9%. 

No todo, a indústria registrou crescimento em 3 das quatro categorias de atividade econômica, registrando crescimento em 18 dos 26 segmentos de mercado. 

Importância da indústria para o Brasil em números 

A indústria é um dos pilares da economia brasileira. De acordo com dados do Portal da Indústria, o setor foi responsável por 20,5% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em 2021. 

Além disso, a indústria representou 71,8% das exportações brasileiras de bens e serviços no último ano. Com isso, o setor industrial foi responsável por 68,6% do investimento empresarial em pesquisa e desenvolvimento. 

E para fechar, os números mostram a relevância da indústria para a arrecadação de tributos federais (32,9%) e previdenciários (29,7%) em 2021. Podemos notar a importância enorme do setor industrial para o bom andamento da economia brasileira e para a geração de empregos. 

Última década foi marcada por perda de postos de trabalho e fechamento de empresas

Com grande representatividade para a economia brasileira, a indústria enfrentou dificuldades para manter o seu potencial na última década, segundo dados da Pesquisa Industrial Anual de 2019 realizada pelo IBGE. 

De acordo com a pesquisa, entre dezembro de 2013 e dezembro de 2019, o setor da indústria encarou o fechamento de 28,6 empresas e a perda de 1,4 milhão de postos de trabalho. O fechamento de vagas aconteceu principalmente no segmento das indústrias de transformação, um dos mais importantes nessa retomada de 2021. 

Expectativas da indústria para 2022 

Mesmo com a recuperação no final de ano em 2021, a falta de insumos prejudicou a produção da indústria brasileira em diversos segmentos, como a indústria automotiva, por exemplo. 

A previsão da CNI (Confederação Nacional da Indústria) é otimista, mas tudo depende de fatores externos ao mercado. A expectativa da organização é que a economia do país cresça 1,2% em 2022 com o controle da inflação, retorno da geração de empregos e da normalidade das cadeias globais no segundo semestre do ano. 

A entidade reforçou em comunicado que a superação desses problemas será importantíssima para destravar o crescimento acentuado de segmentos cruciais para a indústria brasileira. 

A expectativa da CNI é que, caso os problemas sejam contornados, a indústria de transformação (representada pela fabricação de carros, roupas, máquinas e equipamentos) deve crescer 0,5% em 2022. Porém, se a situação da economia brasileira permanecer a mesma no segundo semestre é bem capaz de uma nova retração. 

Ao que tudo indica, esse será mais um ano de desafios para a indústria brasileira. A torcida é para uma melhor situação econômica para que o setor possa estabilizar sua retomada durante o ano de 2022.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *