Quer investir em imóveis? Veja algumas dicas

setembro 27, 2022 by Nenhum comentário

Desde que você está lendo isso, com certeza já viu que existem muitas metodologias de investimento imobiliário, cada uma com sua forma de interpretar as variações do mercado para decidir onde investir e até ter seu próprio nome.

Nesta aula não vamos prometer uma metodologia com etapas definidas porque queremos que você tenha a capacidade de identificar e interpretar as variáveis ​​do mercado imobiliário e que você defina seu próprio caminho e comece a investir.

Por esse motivo, falaremos primeiro sobre as razões, os objetivos e os momentos para investir em imóveis, e depois sobre os elementos que você deve alinhar a esses três tópicos para que seu investimento lhe dê os melhores retornos: o preço-localização relação.

Por que investir em imóveis?

Existem várias maneiras de ser um investidor imobiliário, aqui vamos explorar 3 que propomos para começar a entender o contexto de investimento que está despertando sua curiosidade.

Os investimentos imobiliários geram fluxo de caixa

Um investimento imobiliário gera um fluxo de caixa ou fluxo de caixa dependendo das formas que você usa para monetizá-lo e do plano de investimento que você constrói.

O fluxo de caixa é determinado fazendo um inventário das entradas e saídas de caixa adicionadas ao valor de seus ativos ao longo do tempo. É um exercício importante para “tomar o pulso da sua saúde financeira” e você pode acompanhá-lo por dias, meses ou anos.

Isso depende do tipo de investimento que você está fazendo e das estratégias que você está implementando para monetizá-lo, existem diversos tipos de investimento como: programa do Portugal Golden Visa, um programa de imigração e investimento em imóveis ou fundos que cresce cada vez mais, imóveis para locação, compra e venda direta de uma propriedade, fundos de renda, fundos de Investimento Imobiliário FIIs e títulos de crédito imobiliário. 

Gera maior segurança do que outros tipos de investimento: risco de investimento

Uma carteira de investimento pode ter diferentes tipos de instrumentos financeiros, incluindo imóveis e especificamente habitação. Se levarmos em conta uma série de fatores relacionados a cada um, os preços da habitação apresentam maior estabilidade e, portanto, maior segurança do investimento.

Alguns desses fatores são:

O processo é altamente filtrado, diferentes agentes privados e públicos estão envolvidos no processo de compra e registro, que também têm interesse em que o processo seja bem conduzido porque alguns deles obtêm lucros. São bancos, o estado, instituições cadastrais e avaliadores, entre outros.

As características desse tipo de investimento geram confiança no investidor. Por exemplo, a tangibilidade é um investimento que pode ser tocado. No campo diz-se “investir em tijolos” para compará-lo com outros tipos de investimento intangível.

A trajetória dos desenvolvedores também é um fator que gera confiança para investir. Os desenvolvedores têm processos claros, além de posicionamento de mercado e experiência no setor.

Onde investir meu dinheiro em imóveis?

Dependendo da localização, seu investimento estará respondendo à dinâmica de um mercado específico ou a uma mistura de dinâmicas econômicas que afetam seu valor, não se esqueça de analisar o local, se for alugar, problemas como vazamentos de água podem prejudicar seus valores e entrar em contato com uma empresa de caça vazamentos é fundamental. Dependendo do objetivo que você escolheu, seja de curto ou longo prazo, a localização é um critério que você precisa analisar com atenção.

Onde investir em imóveis? É uma pergunta que você deve aplicar a cada situação. Não há local que garanta rentabilidade para todos os investimentos.

Estudo do preço de um imóvel ou avaliação:

A avaliação comercial é um estudo que estima o valor de um imóvel em um determinado momento, levando em consideração características específicas do imóvel e com uma informação importante: as transações realizadas em imóveis similares e na área. 

Em cursos posteriores poderemos nos aprofundar um pouco mais nesse tema sob a ótica dos investimentos, mas aqui é importante que você leve em consideração essa variável.

Significa que o preço de um imóvel é influenciado pelas suas próprias características, mas também pelo preço a que se fecham as vendas reais na zona, e por isso é tão importante explorá-lo antes de comprar e também antes de vender.

O preço por metro quadrado ajuda a aproximar essas dimensões, mas para interpretá-lo corretamente é preciso ter em mente que esse valor é uma média, ou seja, normaliza os valores extremos e serve para comparar entre áreas, mas não para comparar duas imóveis na mesma área.

Com certeza tomando as medidas e o conhecimento adequado, seu investimento em imoves vai ser o melhor possível, fazendo com que você alcance todos os seus objetivos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *