A importância da identidade visual para as marcas

dezembro 5, 2023 by Nenhum comentário

Qualquer marca que esteja pensando em crescer no mercado já se deparou com a seguinte questão, como fazer com que a empresa tenha uma identidade visual reconhecível aos olhos de qualquer pessoa, para que aquela marca sempre esteja associada àquela identidade. Pensar em uma identidade visual não é uma tarefa fácil, mas muitas vezes é essencial para determinar se um negócio vai ser bem-sucedido. 

A importância se deve ao fato de que diariamente as pessoas estão em contato com diferentes formas de empresas e estabelecimentos. Assim, quando uma marca pensa no aspecto visual, ela também está pensando na impressão que o cliente vai ter quando ver. Então, se ele gostar, é muito provável que ele pare e dê uma olhada. 

Uma marca tem que ir muito além de apenas oferecer bons produtos e ótimas experiências. Por isso, a comunicação visual é de extrema importância para que o consumidor seja de fato atraído para aquele mundo. Ainda, a identidade visual define uma marca. Você, com certeza, consegue identificar uma empresa apenas pelas cores ou pelo logo que a compõe. 

Você confere abaixo a importância da identidade visual para as marcas e como aplicá-la é um passo superimportante em qualquer modelo de negócio. 

Por que a identidade visual é tão importante? 

Antes de mais nada, é relevante ressaltar que a importância da identidade visual vai além de apenas apresentar uma boa imagem para os consumidores. O planejamento visual de uma marca permite que a empresa deixe no mercado a sua marca, fazendo com que o negócio seja lembrado a partir da cor ou do símbolo escolhido. Muitas pessoas acham que para ter uma identidade visual é necessário muitos detalhes, mas a verdade é que o importante é que seja algo bem produzido para que a aparência seja profissional e traga destaque ao empreendimento. 

Em um mundo onde todos os dias novas marcas surgem, é essencial se destacar para não acabar sendo apenas mais um negócio no meio de outros milagres já existentes. Além disso, quando uma empresa tem uma identidade visual, é possível notar que ela é mais profissional e que se preocupa com os consumidores.

Na hora de planejar a identidade visual da marca, é muito comum que cores neutras sejam as preferidas, mas somente para empresas que precisam se comunicar de uma maneira mais séria, como escritórios de advocacia e consultórios médicos. Quando falamos de companhias que trabalham com um público mais direto, a identidade visual pode ser beneficiada usando tons vibrantes. Essa é uma maneira mais descontraída de conversar com o consumidor.  

Como e onde aplicar a identidade visual? 

Depois de entender a importância da identidade visual, é necessário saber como aplicá-la na sua empresa. O passo mais importante é que o conjunto de elementos escolhido esteja presente na marca e também no contato que o negócio quer ter com os clientes.

Você pode aplicar a identidade visual em diversos produtos, como artigos de papelaria. Desse modo, você estará inserindo a sua identidade visual no dia a dia dos consumidores. Você também pode fazer isso em itens internos destinados aos funcionários. 

Uma ótima ideia é investir em brindes corporativos, pois eles costumam ter elementos visuais que remetem ao negócio. Aliás, isso é ótimo para dar aos consumidores quando eles comprarem algo. Não se esqueça de que quando uma identidade visual é aplicada, ela precisa ser colocada em prática. Portanto, tente escolher algo que realmente tenha a ver com a sua empresa. Assim, você não vai ter dúvidas de que o desempenho da marca vai ser um sucesso.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *