Procedimento de calibração PSV

agosto 17, 2021 by Nenhum comentário

A calibração do PSV é feita comparando a pressão definida, que é a ação de liberação rápida (estalo) do PSV, com o valor exibido do padrão de referência. O procedimento de teste da válvula de alívio de pressão para verificar a precisão da pressão de saída (pressão definida) é o mesmo.

Calibração da válvula de segurança de pressão ou padrões de referência de teste necessários :

  1. Um módulo de pressão ou um manômetro de teste
  2. Fluke 754 como uma tela para o módulo de pressão
  3. Uma fonte de pressão como um gás comprimido, gás nitrogênio ou uma bomba pneumática
  4. Conjunto de acessórios
  5. inspeção de caldeiras

Procedimento de calibragem:

Determine o ponto de ajuste do manômetro. Esteja ciente deste ponto de ajuste para antecipar a abertura da válvula enquanto controla a fonte de pressão.

Após realizar a configuração acima, certifique-se de que não haja vazamentos.

Aumente a pressão até que uma liberação repentina ou uma ação de estalo seja observada.

Verifique a leitura de pressão exibida no padrão e registre em sua Folha de Dados de Medição (MDS) .

Diminua lentamente o fluxo de pressão e observe o fechamento da válvula, este é o valor da pressão de reassentamento – registre-o

Repita o procedimento 2 – 3 até 3 vezes.

Não se esqueça de etiquetar e lacrar para evitar ajustes não autorizados.

Os 3 estágios a serem observados durante a calibração da válvula de segurança.

pressão definida esta é a leitura da pressão quando a válvula estourará ou liberará a pressão rapidamente. A tolerância é geralmente de 3% da pressão definida.

sobrepressão – Esta é a pressão acima da pressão ajustada, onde a válvula se abrirá totalmente. Possui tolerância de até 10% acima da pressão ajustada.

pressão de fechamento – conhecida como pressão de recolocação . É a leitura da pressão quando a válvula fecha totalmente e para de liberar.

Isso pode ser melhor compreendido sob o termo pressão de descarga, que é a diferença entre a pressão de ajuste e a pressão de reassentamento.

Devido à rápida ação de estouro durante a descarga, é difícil notar a diferença entre a pressão definida e a sobrepressão. Sem a tolerância especificada, a pressão definida e a leitura de sobrepressão são iguais, principalmente para resultados superiores à pressão definida.

Estamos usando uma tolerância de 10% ou a tolerância especificada pelo fabricante ou conforme a exigência do usuário como base para uma verificação de aprovação ou reprovação.

Como ajustar uma válvula de segurança de pressão?

Já que um PSV é puramente mecânico. Pode ser reparado ou ajustado. O ajuste é simples, você só precisa da ferramenta certa.

O PSV possui um conjunto de pressão que é determinado pela resistência da mola no seu interior. Quanto mais a mola é comprimida, mais forte ou mais alta é a pressão que ela pode suportar ou criar.

Para ajustar a pressão de ajuste, é necessário alterar a compressão e / ou alongamento da mola girando o parafuso de ajuste localizado logo acima da mola.

Problemas Comuns

  • Precisão dos dados registrados – Durante um teste de PSV convencional, alguns técnicos observam cuidadosamente um medidor de teste analógico para capturar a ventilação do PSV e recolocar a pressão. O potencial para erro humano é inerente. Mesmo dois técnicos altamente treinados observando o mesmo teste podem registrar resultados diferentes.
  • Registro de calibração – Além do registro manual de um técnico, os testes PSV típicos não têm documentação. Em indústrias críticas – como nuclear, petroquímica e química – um registro eletrônico arquivado dos testes de PSV pode ser importante para comprovar as precauções de segurança adequadas.

Conclusão

A válvula de segurança de pressão ou PSV é a última linha de proteção para todos os vasos ou tanques pressurizados contra sobrepressão, usando apenas a pressão do sistema como fonte de energia. Neste post, eu apresentei o que é uma válvula de segurança, sua diferença com uma válvula de alívio, por que precisamos calibrar uma válvula de segurança de pressão, Configuração e procedimento de calibração PSV, Os 3 estágios a observar durante a calibração, como verificar uma segurança válvula e como ajustar uma válvula de segurança incluindo as partes principais de uma PSV.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *