Vale a pena abrir um e-commerce nos dias de hoje?

maio 17, 2021 by Nenhum comentário

Hoje em dia a internet está em alta, e por conta disso muitas pessoas desejam abrir sua loja online. Isso porque são perceptíveis mudanças nos hábitos de compra e consumo das pessoas no mercado online, o que chama a atenção de quem deseja iniciar seu próprio negócio.

Além disso, os números crescentes de vendas e compras de e-commerce dispararam em todo o mundo, o que levou mais pessoas a criar lojas virtuais.

O mais empolgante é que não são apenas as pessoas que buscam uma mudança de carreira que estão entrando no mundo virtual. Muitas grandes redes de lojas que possuem lojas físicas conhecidas, como o Walmart, por exemplo, já perceberam o valor que a criação de uma loja online proporciona aos seus clientes e, por isso, também investiram nessa estratégia.

Considere isso, há uma questão importante a ponderar antes de pensar em empreender nesta área: ainda vale a pena criar uma loja online?

É sobre isso que falaremos neste post. Mostraremos quais são as principais dúvidas de quem deseja abrir um e-commerce, mas não tem certeza se esta é realmente uma boa opção.

Como tudo começou

Há relatos de que a primeira manifestação de compras e vendas online apareceu em 1979, criada pelo inventor inglês, Michael Aldrich. Ele criou um sistema de processamento de transações online que mais tarde evoluiria para os bem conhecidos e-commerce e métodos de pagamento online.

No entanto, o grande boom do que hoje conhecemos como lojas virtuais foi melhor estruturado e conhecido na década de 1990 com o aumento das vendas online de grandes empresas como Amazon, Pizza Hut e alguns bancos americanos.

O que não se podia imaginar naquela época era que esse setor cresceria tanto em um período relativamente curto de tempo. Só a Amazon gerou 46,37 bilhões de dólares em vendas online de bens físicos, sem falar nos produtos digitais.

Mas esse tipo de empresa ainda é lucrativa ou está saturada?

Esta e outras questões serão respondidas a seguir.

O nicho está saturado?

Passadas quase 3 décadas desde o início do e-commerce mundial, é plausível acreditar que esse nicho foi extremamente explorado e possivelmente saturado.

Claro, há uma série de esforços semelhantes, especialmente quando pensamos em produtos muito procurados, como roupas, cosméticos, perfumaria e livros.

Para ter sucesso com um e-commerce, é necessário pensar muito em seus clientes, até mesmo na embalagem em que vai ser enviada o produto que ele acabou de comprar, utilizar caixas personalizadas, sacolas plásticas, envelopes personalizados, é muito importante para fidelizar seus clientes ao abrir um e-commerce.

Portanto, se você está realmente pensando em criar uma loja online, saiba que precisará de algo diferente e inovador. Afinal, ninguém gosta de ver mais do mesmo. Você tem que buscar maneiras de se destacar e, para te ajudar nisso, postamos ideias para inovar em um nicho saturado .

O mercado é muito competitivo?

Como dissemos no início deste post, o fato das relações com o consumidor estarem em constante mudança faz com que cada vez mais empreendedores tenham interesse em investir no mercado online.

Como resultado, há mais oportunidades que são vistas não só pelos pequenos empresários, mas também pelas grandes empresas.

Você deve estar pensando: mas com tanto sucesso no negócio de argamassas e tijolos, é mesmo necessário investir em e-commerce?

Acredite em mim; os gigantes comerciais perceberam as vantagens de expandir seu mercado, por isso encontramos muitas lojas que são conhecidas mundialmente no mundo virtual.

Portanto, ao pensar em concorrência, você precisa ter em mente que sua loja online terá grandes marcas como sua concorrência. Isso significa que o mercado é muito competitivo? sim. No entanto, se você souber direcionar seus produtos bem a um público específico, poderá ter sucesso com seu trabalho. Se for um e-commerce de vendas de roupas fitness, fotos com roupa de academia profissionais podem chamar a atenção.

Se você ainda não sabe o que precisa fazer para encontrar um nicho de mercado, leia nosso post sobre micro nichos .

É necessário planejar com antecedência?

Só porque você terá um negócio online, não significa que não precise se preocupar com suas finanças e com as taxas tributárias. Há gastos desde o primeiro momento e não será diferente quando você criar uma loja online.

Portanto, não comece este negócio pensando que você pode abrir uma loja virtual durante a noite sem planejamento.

O grande problema com as novas lojas online é que muitas pessoas as veem como uma alternativa para quem deseja um novo emprego. Assim, acabam não planejando para o novo empreendimento, o que faz com que a loja não atinja o sucesso esperado.

É difícil criar uma loja online?

Começar um novo negócio nunca é uma tarefa fácil, especialmente porque temos que lidar com uma série de novas situações que provavelmente não tínhamos antes. Então, quando pensamos em criar uma loja online, não é diferente. Se você optar por uma loja de roupas, um sistema para loja de roupas pode ajudar muito a otimizar todos os processos de sua loja.

Sempre há pontos negativos e positivos que você precisa analisar para realmente entender se será difícil abrir sua loja online, e é disso que falaremos a seguir.

Os prós de criar uma loja online:

Se você já possui uma loja física, a venda em ambiente virtual permite que você venda para pessoas de todo o mundo, pois não há fronteiras geográficas. Então, a possibilidade de aumento nas vendas é enorme.

Trabalhar na internet torna o contato com os clientes mais rápido e constante. Afinal, é possível estabelecer comunicação com as pessoas por meio de redes sociais, chatbots , e-mails, etc.

Criar uma loja online é mais barato do que manter uma loja física, pois você não precisa se preocupar com despesas com aluguel ou compra de um espaço para montar seu negócio, por exemplo.

Você pode promover sua empresa com publicidade gratuita, também conhecida como marketing de conteúdo. Com isso, você pode economizar nas ações de marketing. No entanto, é importante saber que apenas esse tipo de publicidade pode levar muito tempo para render. 

Os contras de criar uma loja online:

Você não pode ter um e-commerce se não se dedicar e trabalhar muito; este é um mito do mercado digital. Criar uma loja online não é apenas tirar fotos de seus produtos, criar um bom texto de apresentação e disponibilizá-los na internet. Não há truque de mágica neste negócio. Você será seu próprio patrão e terá de trabalhar muito para obter resultados.

Como dissemos antes, a competição é alta para quem está começando agora. Você terá que competir não apenas com outros empreendedores como você, mas também com grandes marcas já conhecidas mundialmente se você atuar em um nicho semelhante.

Você precisa pensar em como entregar seus produtos a quem os comprar. É necessário, no mínimo, oferecer o serviço de remessa postal, o que pode gerar despesas além do valor do produto.

Mesmo se sua empresa estiver online, você precisa ser profissional. Portanto, você terá que pensar em questões como emissão de faturas e forma de pagamento, que podem exigir mais esforço do que você imagina. Tentar criar uma loja online com pagamentos apenas por meio de depósitos bancários e como pessoa física não cria uma boa imagem de sua empresa para seus clientes.

Mesmo que os investimentos iniciais pareçam menores (e realmente são) que os de uma loja física, ainda existem algumas despesas necessárias para a sua loja de informática. Se você vende um produto físico, por exemplo, terá que criar primeiro um estoque, mesmo sem ter certeza de que venderá bem.

Conclusão

Criar uma loja online é uma maneira interessante de começar seu próprio negócio e trabalhar online. Porém, se você está pensando em fazer isso para trabalhar menos, já deve ter percebido que, assim como uma loja física, é preciso muita dedicação para fazer seu investimento funcionar.

Existem algumas objeções quando você inicia este tipo de negócio, principalmente porque o retorno financeiro nem sempre vem tão rápido quanto você esperava. Além disso, você provavelmente entendeu que fazer o que já existe não atrairá a atenção necessária para ter um negócio bem-sucedido.

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